O menino que vendia palavras

capa
Autor: Ignácio de Loyola Brandão
Ilustrador: Mariana Newlands
Nº de chamada: LIJ 8135
Nº de registro: 19120-2010
Editora: Objetiva
Ano de publicação: 2007
Número de páginas: 63

 

 

 

 

 

 

chave

Resenha:
Nesta obra, o autor leva o leitor em uma viagem ao universo das palavras. O livro conta a historia de um menino que descobre o valor das palavras e as usa como moeda de troca no meio de seus amigos. Disputando e brincando, todos aumentam o seu vocabulário. O leitor, inclusive.
Respondendo dúvidas através da brincadeira e do jogo, incentiva a pesquisa e a busca dos conhecimentos. Palavras novas. Saberes novos.
O projeto gráfico valoriza as palavras e lhes dá nobreza, utilizando uma mancha gráfica respeitosa para com elas. E elas, as palavras, invadem o livro, brincando com o leitor também. Todo o livro (a capa inclusive) utiliza somente duas cores (vermelho e preto), e a tipografia utilizada reforça a importância do texto e a dignidade de cada letra, cada palavra.
As ilustrações, também em duas cores, tiram partido da economia e da simplicidade, dialogando com texto de forma harmoniosa.
Além de encantamento, a história traz com ela mensagens diversas, introduzindo conceitos éticos, mostrando a importância da família e valorizando o relacionamento humano. Abre portas para diversas atividades lúdicas e jogos intelectuais de raciocínio e memorização.
Palavra chave: palavras, comércio, brincadeiras de rua, relação pai e filho
Imagem-chave: pág. 14 (pai e filho lendo)
Resenhista: Guto Lins
Obs.: O menino que vendia palavras ganhou diversos prêmios. Entre eles, destacam-se o 2o lugar no Prêmio Jabuti na categoria “Infantil” e o 1o lugar na categoria “Melhor livro do de Ficção”. Ambos em 2008.

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas