Tortintavola: ma la torta dov`è

capa

Autor: Thé Tjong Khing
Ilustradora: Thé Tjong Khing
Número de chamada: LIJ 9537
Editora: Bleisler Editore
Ano da publicação: 2011
Número da edição: 1a
Número de páginas: 28

 

 

 

 

 

 

 

 

Resenha:imagem-chave
A história desse livro-álbum, sem nenhum texto verbal além do título, começa na ilustração de capa e quarta capa. Em plano geral, vemos uma pequena casa à beira do rio, rodeada por uma grande floresta. Um casal de cães ocupa ordenada e alegremente a casa e seu quintal, onde repousa, sobre a mesa, uma torta. Mas um par de ratos rouba a torta! Começa a perseguição. Correndo para a direita, nossa visão acompanha os cães, atrás dos ratos, a cada virar de página. Vertiginosamente, outras paisagens e animais surgem. A visão do quadro geral, sem “zoom”, onde surgem simultaneamente vários animais em diferentes atividades, permite a leitura livre, em diversas direções, indo e voltando nas páginas.
As ilustrações são feitas em aquarela. A linguagem visual é ricamente explorada, com jogos e brincadeiras que se relacionam com o enredo, como o trabalho com transparências, pontos de vista, hipertexto, ritmo e movimento.
Palavras-chave: personificação, livro-álbum, movimento, olhar, humor, aventura.
Página da imagem-chave: 8 e 9
Nome do Resenhista: Luiza Trindade Oiticica
Obs.: Thé Tjong-Khing nasce em 1933 na Indonésia, e se muda para a Holanda em 1956. Em 1977, passa a se dedicar exclusivamente aos livros infantis. Desde então, ilustra mais de 300 livros de reconhecidos autores holandeses, e se torna um dos mais prestigiados ilustradores da Holanda.
Thé recebeu diversas premiações, como o Gouden Penseel, com o qual foi agraciado três vezes. Pelo seu livro Tortintavola: a La torta dov`è? (Waar is de taart?, no original holandês, ou Onde está a torta?, em português), ganha os Woutertje Pieterse Prijs e Zilveren Penseel, e é nomeado para o Prêmio Holandês de Literatura Infantil – Deutsche Jugendliteraturpreis.
Tortintavola: ma la torta dov`è? é o primeiro de uma sequência de três livros: Picknick met taart e Verjaardag met taart (todos editados originalmente na Holanda pela editora Lanoo). Foi editado em Portugal pela Editorial Caminho. Apresentamos aqui a edição italiana.

 

 

 

 

 

 

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas