João, Joãzinho, Joãozito o menino encatado

joao-joazinho-joazito_capa

Autor: Claudio Fragata

Ilustrador: Simone Matias

Editora: Galerinha Record

Ano de publicação: 2016

Número de páginas: 48

Resenha:

Tarefa muito difícil, a de juntar uma biografia com uma ficção, semjoao-joazinho-joazito_2 perder qualquer das duas. A obra em vista traz a história de um menino, Joãozito, que vive no campo das Gerais, na fazenda do avô e que, por curiosidade intensa, descobre o encantamento do mundo: boiadas, formigas, vagalumes… até descobrir o mistério das palavras e das línguas!  Pelos livros, o mundo não tem fronteiras.

Ao lado de um mediador de leituras, vai ampliando horizontes e da literatura passa à geografia, à história, à religião e vai formando o desejo pela ciência e pelo conhecimento, até que a sua vida se cruza com a de outro menino, Miguilim. Esta nova aventura a dois, vai sendo aos poucos revelada, até que se atravessam real e imaginário, para a invenção de uma personagem muito original na cultura brasileira.

A obra faz justamente o exercício de vazar gêneros literários e, por uma narrativa visual extremamente delicada, em tons pasteis, celebra o cotidiano da vida do menino e de seu imaginário. Incorpora dados e imagens que povoam o texto, mas não só este, como outros aludidos na narrativa.

Palavras-chave: biografia, literatura, mediador, imaginário, leitor

Imagem-chave: 41

Nome do Resenhista: Eliana Yunes

Obs.: Do livro consta um posfácio por Tatiana Belinky e uma bibliografia das obras de Guimarães Rosa que alimentam a construção do texto ficcional.

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas