O livro que lê gente

o-livro-que-le-gente_capa
Autor: Alexandre de Castro Gomes
Ilustrador: Cris Alhadeff
Editora: Cortez
Ano de publicação: 2016
Número de páginas:

 

 

 

o-livro-que-le-gente_2

Resenha:
Uma história às avessas: os livros leem leitores? Ah! Dizemos isto nas altas teorias, falando de como um livro dá a ler o seu próprio leitor, sem que seja preciso abrir a boca. Um leitor pode-se ler enquanto lê, abrindo bem a mente e, se preciso, tendo que fechar os olhos e se imaginar por dentro.
Esta narrativa aguça o imaginário, trazendo o diálogo de velhos e novos livros na prateleira de uma biblioteca, sobre o perfil de leitores que os visitam, tocando pela leitura da imagem de cada um, seu universo de vida. Assim não só livros trazem histórias, como seus leitores que, de repente, podem virar autores, do mesmo modo que livros se reciclam e se renovam.
O belo trato das imagens, que sugerem detalhes no ânimo que percorre o texto, evitam o caráter de mera ilustração da narrativa textual que, no entanto, acompanha de perto. Original pelo ângulo com que trata a leitura e os leitores, a obra favorece um leque amplo de abordagens e de sugestões para ler, além de apresentar a biblioteca como espaço acolhedor.
Palavras-chave: livro, leitura, leitores, biblioteca.
Imagem-chave: páginas 06 e 07
Nome do Resenhista: Eliana Yunes

 

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas