7 cartas e 2 sonhos

Título: 7 cartas e 2 sonhos 2017_01_17_13_32_150001
Autor: Lygia Bojunga Nunes
Ilustrador: Tomie Ohtake
Número de chamada: LIJ 920
Número de registro: 1240/1984
Editora: Berlendis & Vertecchia Editores
Ano de publicação: 1984
Número de edição:
Número de páginas: 60

 

 

 

 

 

Resenha:2017_01_17_13_32_150002
A narrativa está organizada em torno de nove cartas e do relato de dois sonhos do menino Cláudio à pintora Tomie Othake. Uma nota de rodapé logo na primeira carta informa ao leitor que todas as cartas escritas pelo narrador nunca foram enviadas à artista plástica. Elas vêm a público
pela mão da autora que as encontra na gaveta “imaginária” onde Cláudio as guardou. As nove telas da artista japonesa radicada no Brasil além de ilustrarem o livro, ajudam Cláudio a entender o suicídio do Amigo Pintor, seu melhor amigo e de quem recebe um livro com os quadros da pintora.    
Com pinceladas de imaginação e realidade, sem fazer concessões a temáticas usualmen
te excluídas do universo infantil como suicídio e perseguição política, a narrativa avança e Cláudio mergulha nas telas de Tomie para entender a morte abrupta do amigo. Através da relação entre palavra e pintura, arte e vida, narrador e leitor descobrem juntos que a vida é toda ela pintada em diferentes formas e matizes.
Palavras-chave: arte, cores, suicídio, morte, cartas, sonho, amizade.
Imagem-chave: [11] Tela de Tomie Ohtake 1976
Resenhista: Francisco Camêlo
Obs.: 7 cartas e 2 sonhos foi o único livro de Lygia Bojunga escrito sob encomenda. Em 1987, a história de Cláudio e do Amigo Pintor foi reescrita e ganhou um novo título O meu amigo pintor, tendo sido publicado pela editora José Olympio. Atualmente, a obra encontra-se na 24ª edição, 9ª reimpressão, pela editora Casa Lygia Bojunga.
O livro integra a coleção “Arte para Criança”, projeto interdisciplinar e pioneiro criado em 1982 pela editora Berlendis & Vertecchia, cujo como objetivo era estimular a criatividade do leitor mirim através do diálogo entre artes plásticas e arte literária. 

 

 

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas