Essa pequena história escrita por Machado de Assis em 1840, relata o dia-a-dia de um menino do século XIX no Rio de Janeiro e sua relação com a escola, com os colegas e com os deveres escolares.
A trama central é o relacionamento pessoal, o coleguismo e a hierarquia de poder dentro de sala de aula, praticados na época. O livro mantém a escrita original, enriquecendo o vocabulário do leitor com um glossário ao final da história.
As ilustrações de Nelson Cruz, baseadas em paisagens reais e imagens de época, acrescentam dramaticidade e poesia ao utilizar ângulos e pontos de vista inusitados. Em sua nota biográfica (p. 31) o ilustrador identifica as fontes por ele utilizadas.
Título: Os faroleiros e outros contos de Lobato Autor: Monteiro LobatoIlustrador: Laudo FerreiraEditora: Editora do BrasilAno de publicação: 2020Número de páginas:...
Autora: Juliana Valverde Ilustrador: Feres Khoury Número de chamada: LIJ 10482 Número de registro: 26301/2017 Editora: ÔZé Ano de publicação: 2017 Número de páginas: 51...