O meu amigo pintor

o meu amigo pintorTítulo: O meu amigo pintor
Autor: Lygia Bojunga Nunes
Número de chamada: LIJ 1890
Número de registro: 3361/1987
Editora: José Olympio
Ano de publicação: 1987
Número de páginas: 52

 

 

 

 

 

Resenha:
A narrativa está se estruturada à maneira de um diário afetivo, dividido em nove partes, ordenadas temporalmente por dias da semana, iniciando-se na sexta-feira – três dias após o suicídio do Pintor. É partir deste trágico episódio que a narrativa se desenvolve, sempre incluindo o ponto de vista da infância, seja para mostrar o mal-estar dos adultos em lidar com o tema do suicídio, seja para interpretar os diferentes matizes da vida, através do imbricamento entre pintura, morte e vida. Bom lembrar que temáticas como perseguição politica, crise existencial, suicídio são enfrentados pela autora com leveza e destemor. Ao longo das páginas, o leitor vai se “impregnando” pelas cores da amizade entre um menino e um artista atormentado. Cabe ressaltar que a expressão “Amigo Pintor” é grafada com iniciais maiúsculas para enfatizar a importância do personagem na constituição afetiva de Cláudio, o narrador da história.
Palavras-chave: cores, pintura, suicídio, infância, interpretação, ditadura.
Nome do Resenhista: Francisco Camêlo
Obs.: Em 1986, o encontro de Cláudio e do Amigo Pintor foi adaptado para o teatro por Bia Lessa, sob o título Ensaio nº 2 – O pintor, e recebeu os Prêmios Mambembe e Molière – este último conferido até então a peças teatrais para adultos.
O texto da adaptação teatral foi publicado com o título O Pintor, em 1990, pela editora Agir.
Antes de se mudar para a Casa Lygia Bojunga, editora criada em 2002 pela autora para abrigar suas publicações, O meu amigo pintor morou em outras casas editoriais e nasceu com outro nome: Sete cartas e dois sonhos.

 

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas