Nossa coleção é composta por acervo bibliográfico físico e virtual, aos quais se somam documentos arquivísticos e museográficos, organizados em universos temáticos, tais como:
Cartazes – peças de divulgação relacionadas aos nossos dois temas básicos
Catálogos – materiais de editoras e de eventos na área da leitura e da literatura infantil
Educação – obras que abordam as práticas leitoras exercidas nas escolas, bibliotecas e outros espaços de leitura
Efêmeros – documentos diversos, aparentemente irrelevantes para constar em acervos de bibliotecas, mas de valor muitas vezes inestimável para comprovar as marcas histórico-culturais no campo da leitura. Por exemplo: ex-libris, bilhetes encontrados dentro de livros, marcadores de livros etc.
Encontros Científicos – itens documentais que se originam e/ou divulgam Seminários, Congressos, Mesas Redondas etc.
Especialistas – produção de educadores, artistas, pesquisadores, escritores etc. cuja ligação com o iiLer PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e o PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura ocasionaram sua qualificação como “nossos especialistas”
Eventos – itens documentais representativos de exposições, seminários, congressos, encontros etc
Instituições – materiais de divulgação e informação de instituições ligadas aos campos da leitura, literatura infantil e juvenil e afins
Literatura Infantil e Juvenil – obras ficcionais; produção literária para crianças e jovens
Memória Cátedra/iiLer – materiais de diferentes tipos que “escrevem” nossa história: cursos, projetos, publicações por nós editadas,pesquisas, etc.
Mídias – CDS, vídeos, disquetes, DVDS e outros, envolvendo nossos temas
Monteiro Lobato – produção, tanto infantil quanto adulta, do autor, emblemático para nós, e publicações sobre sua vida e obra
Obras Gerais – obras ficcionais de autores consagrados e emblemáticos para o nosso campo
Periódicos – jornais e revistas de nossas áreas de especialização
Projetos, Programas, Ações – ligados a nossos temas básicos; grande parte deles componentes do Observatório de Leitura da Cátedra Unesco de Leitura
Realia – objetos significativos que possibilitam um entendimento ampliado sobre a constituição da leitura e da literatura infantil e juvenil como campos de saber. Exemplos: camisetas, sacolas e material distribuídos em Encontros de Trabalho e Pesquisa (seminários, congressos etc.), enfeites alusivos a obras literárias, filmes e outros, estatuetas, bonecos e bibelôs representando personagens literários, pinturas temáticas etc.
Recortes – artigos, reportagens, releases, notas de imprensa etc.
Referência – dicionários, enciclopédias, glossários, indicadores etc.
Teóricos – obras de cunho teórico e ensaístico sobre leitura e literatura infantil e juvenil, educação, filosofia e outras áreas interdisciplinares com o campo da leitura
Teses e Dissertações – produção acadêmica de reflexão e análise de pesquisas de mestrado e doutorado em nossos campos de atuação
Unesco – publicações da instituição que nos outorgou sua chancela.