Acervo

Nossa coleção é composta por acervo bibliográfico físico e virtual, aos quais se somam documentos arquivísticos e museográficos,  organizados em universos temáticos, tais como:

Cartazes – peças de divulgação relacionadas aos nossos dois temas básicos

Catálogos – materiais de editoras e de eventos na área da leitura e da literatura infantil

Educação – obras que abordam as práticas leitoras exercidas nas escolas, bibliotecas e outros espaços de leitura

Efêmeros – documentos diversos, aparentemente irrelevantes para constar em acervos de bibliotecas, mas de valor muitas vezes inestimável para comprovar as marcas histórico-culturais no campo da leitura. Por exemplo: ex-libris, bilhetes encontrados dentro de livros, marcadores de livros etc.

Encontros Científicos – itens documentais que se originam e/ou divulgam Seminários, Congressos, Mesas Redondas etc.

Especialistas – produção de educadores, artistas, pesquisadores, escritores etc. cuja ligação com o iiLer PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e o PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura ocasionaram sua qualificação como “nossos especialistas”

Eventos – itens documentais representativos de exposições, seminários, congressos, encontros etc

Instituições – materiais de divulgação e informação de instituições ligadas  aos campos da leitura, literatura infantil e juvenil e afins

Literatura Infantil e Juvenil – obras ficcionais; produção literária para crianças e jovens

Memória Cátedra/iiLer – materiais de diferentes tipos que “escrevem” nossa história:  cursos,  projetos,  publicações por nós editadas,pesquisas, etc.

Mídias –  CDS, vídeos, disquetes, DVDS e outros, envolvendo nossos temas

Monteiro Lobato – produção, tanto infantil quanto adulta, do autor, emblemático para nós, e publicações sobre sua vida e obra

Obras Gerais – obras ficcionais de autores consagrados e emblemáticos para o nosso campo

Periódicos – jornais e revistas de nossas áreas de especialização

Projetos, Programas, Ações – ligados a nossos temas básicos; grande parte deles componentes do Observatório de Leitura da Cátedra Unesco de Leitura

Realia – objetos significativos que possibilitam um entendimento ampliado sobre a constituição da leitura e da literatura infantil e juvenil como campos de saber. Exemplos: camisetas, sacolas e material distribuídos em Encontros de Trabalho e Pesquisa (seminários, congressos etc.), enfeites alusivos a obras literárias, filmes e outros, estatuetas, bonecos e bibelôs representando personagens literários, pinturas temáticas etc.

Recortes – artigos, reportagens, releases, notas de imprensa etc.

Referência – dicionários, enciclopédias, glossários, indicadores etc.

Teóricos – obras de cunho teórico e ensaístico sobre leitura e literatura infantil e juvenil, educação, filosofia e outras áreas interdisciplinares com o campo da leitura

Teses e Dissertações –  produção acadêmica de reflexão e análise de pesquisas de mestrado e doutorado em nossos campos de atuação

Unesco – publicações da instituição que nos outorgou sua chancela.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?