O Saci

Título:  O Saci

Autor: Monteiro Lobato

Ilustradora: Lole

Número de chamada: Monteiro Lobato 35

Número de registro: 491/2019

Editora: Editora Companhia das Letrinhas

Ano de publicação: 2019

Número de páginas: 90

Resenha:

O menino Pedrinho passa mais um período de férias no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Ali, ele conversa com sua avó sobre seu desejo de caçar na mata e Dona Benta alerta sobre os perigos que o matagal esconde: onças, cobras, aranhas. Como o menino parece não ter medo de nada, a velha senhora fala sobre os seres fantásticos que a floresta guarda.  Com os ensinamentos do Tio Barnabé ele consegue a façanha de pegar o Saci, mas a garrafa onde ele supostamente o prende parece vazia. O que aconteceu? Entre filosofias e novas amizades, acontece uma grande aventura na mata. 

Edição com capa dura e formato grande que traz mais uma façanha da turma do Pica-Pau Amarelo, viagem maravilhosa pela cultura popular brasileira e seus seres fantásticos.

A edição principia com um texto que contextualiza a narrativa e as informações de rodapé são apresentadas como uma conversa entre Emília e Dona Benta. 

As ilustrações em aquarela contribuem para o clima de delírio e fantasia.

Clique na imagem para ampliar.

Palavras-chave: Monteiro Lobato (autor), Sítio do Pica-Pau Amarelo, cultura popular, Saci, seres fantásticos, imaginação, infância, relações familiares

Imagem-chave: páginas 68 e 69

Resenhista: Augusto Pessôa

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas